Mãos e pés saudáveis


Conselhos que os protegem

Manicura e pedicura são tratamentos que realçam a beleza natural das mãos e dos pés, mas sempre sob a premissa de que a sua saúde vem em primeiro lugar.
As mãos são o nosso cartão de visita e estão expostas constantemente ao escrutínio público, ao contrário dos pés que só saem do seu esconderijo quando o calor aperta. Prestar-lhes os cuidados necessários é mais do que uma necessidade estética, pode proteger-nos de potenciais problemas de saúde.
Assim, quando ouvir falar de manicura e pedicura pense que é algo mais do que o simples arranjar das unhas. Ambos os tratamentos têm uma função estético-sanitária, cujo objectivo é prevenir e/ou corrigir os danos produzidos pelas constantes agressões a que as mãos e os pés estão diariamente sujeitos.
Protecção contra agressões

As mãos estão expostas a uma infinidade de agressões, nomeadamente, frio, calor, secura, humidade, cortes, arranhões que deixam marcas e denunciam a idade, o cansaço, a personalidade e o estilo de vida de cada pessoa. Podem sofrer de inúmeros problemas, pelo que o seu cuidado e manutenção não devem ser ocasionais (festas, eventos especiais), mas sim fazer parte da rotina de cuidados tanto de beleza como de saúde.
A manicura engloba uma ampla gama de técnicas, elementos, produtos e tratamentos que podem ser realizados num centro de estética ou, na sua maioria, por si mesma em casa. Se cuidar das suas mãos em casa, estes são alguns cuidados que deve ter:
  • Elimine primeiro, se necessário, o verniz das unhas
  • Lave-as em água morna com um produto de limpeza suave
  • Aplique um creme esfoliante para retirar as células mortas e a sujidade incrustada
  • Corte as unhas e molde-as com uma lima
  • Se houver um problema de desidratação os centros especializados costumam recomendar um banho de parafina 
  • Submerja as pontas dos dedos durante alguns minutos em água com sabonete para amolecer as cutículas

Pés saudáveis
Cuidar dos seus pés, nesta época, é imprescindível para melhorar a sua aparência e o seu conforto, já que passam, durante todo o ano, pelos apertos e sufocos do calçado.

Para que possa exibir uns pés saudáveis, dizemos-lhe, passo a passo, os cuidados que deve seguir em casa:

Mergulhe-os num banho de água morna com essência de lavanda para relaxá-los e amolecer asperezas.
De seguida, seque-os bem e verifique se existe alguma calosidade. Se sim, retire-a com pedra pomes ou uma lima adequada. Pode também usar um creme esfoliante. Corte as unhas a direito para impedir que encravem. Lime-as e elimine as peles e asperezas à volta das unhas com a ajuda de um alicate.
    Faça uma massagem suave nos pés com um creme hidratante ou reparador. Por fim, aplique um tratamento para nutrir, reparar ou endurecer as unhas e pinte-as, se desejar, com um verniz, usando, para isso, um separador de dedos.
    Fonte: http:\\saude.sapo.pt

    Queres fazer parte da Equipa Oriflame?
    - Podes ter os teus Produtos Oriflame com desconto
    - Ou ganhar algum dinheiro vendendo e/ou convidando outras pessoas


    Penteado novo


    Queres fazer parte da Equipa Oriflame?
    - Podes ter os teus Produtos Oriflame com desconto
    - Ou ganhar algum dinheiro vendendo e/ou convidando outras pessoas


    Poros dilatados



    Não são apenas reflexo de uma pele oleosa mas também da idade

    Poros dilatados são sinónimo de brilhos inestéticos e de tez irregular, uma imagem muito distante da ideia que temos de uma pele perfeita, lisa, uniforme, como a dos bebés.
    A verdade é que quase todas as mulheres, em alguma fase da vida, vão olhar para o espelho de aumentar e descobrir os tão temidos poros. E, ao contrário do que a maioria imagina, este problema não surge apenas na adolescência ou pelo acumular de impurezas e oleosidade.
    A idade e a perda de elasticidade adjacente também não são amigas de uma pele uniforme. Além disso, os agressores ambientais agravam igualmente o problema, pelo que deve adotar uma série de cuidados para a preservar.
    O que são os poros?
    Os poros têm um importante papel na fisiologia da pele, uma vez que providenciam a abertura para três glândulas diferentes, nomeadamente as apócrinas (desenvolvem-se na puberdade), as écrinas (ajudam o corpo a arrefecer) e as sebáceas (segregam sebo e estão associadas ao folículo piloso, através do qual o óleo que produzem chega à superfície da pele, hidratando-a). Os poros são, normalmente, mais visíveis nas zonas do rosto onde as glândulas sebáceas são maiores, nariz e testa.
    Porque dilatam?
    São várias as causas. As paredes dos poros podem aumentar devidoao entupimento causado pela produção excessiva de sebo e pela acumulação de células mortas à volta dos poros. Por outro lado, o dano solar provoca inflamação, que pode promover a produção de óleo em excesso, bem como enfraquecer o colagénio e elastina das camadas mais profundas da pele que suportam os poros. Espremer borbulhas também pode causar inflamação e danificar permanentemente as paredes dos poros. Por fim, a desidratação aumenta as falhas entre as células, tornando os poros mais evidentes.
    Os poros também aumentam com a idade?
    Sim. À medida que envelhecemos, a renovação celular abranda, tornando a textura da pele irregular. Além disso, a elasticidade da pele diminui, fazendo com que esta fique flácida e com rugas. os poros são afetados por esta perda de elasticidade e esticam, o que os torna maiores.
    A genética tem influência?
    Sim. Os tons mais claros e as peles mais secas têm, normalmente, poros mais pequenos, enquanto as peles mais escuras e oleosas têm poros mais visíveis.

    O dermatologista aconselha
    Regras básicas que deve seguir: 
    Lavar
    Para reduzir a aparência dos poros, uma boa higiene é essencial. Só assim é possível evitar a acumulação do óleo e de células mortas.
    Use produtos à base de queratolíticos (ácido salicílico, por exemplo), uma vez que desengorduram e ajudam a manter os poros limpos, dando a sensação de menor diâmetro.
    Os produtos com vitamina a evitam a acumulação de células em redor dos poros, tornando-os menos visíveis.
    Esfoliar
    Faça regularmente máscaras com ácidoglicólico e use esfoliantes suaves, de forma a remover as células mortas. Em alternativa, pode fazer uma esfoliação mais profunda em consultório através de peelings ou micro dermabrasões mas, para isso, consulte o seu dermatologista previamente.
    Hidratar

    Finalmente, aplique um hidratante leve e matificante para hidratar e energizar a pele. Assegurar a hidratação da barreira cutânea é essencial para preservar as estruturas da pele que suportam as paredes do poro. Se a pele estiver desidratada, o poro parecerá maior.
    Proteger
    Para além do cuidado hidratante, use também um protetor solar, já que a exposição à radiação ultravioleta e ao calor aumenta a espessura da pele, dando a sensação de poros com maior diâmetro.


    Fonte: http:\\saude.sapo.pt
    Queres fazer parte da Equipa Oriflame?
    - Podes ter os teus Produtos Oriflame com desconto
    - Ou ganhar algum dinheiro vendendo e/ou convidando outras pessoas


    Follow my blog with Bloglovin